Hoje vamos desmistificar 5 mitos populares sobre como decorar espaços pequenos.
Mito 1: Não use móveis grandes em espaços pequenos.
Existe uma noção popular que se você usar móveis grandes num espaço pequeno, vai bloquear toda a divisão. Isto pode ser verdade se tentar colocar uma mobília de quarto inteira num quarto com 3m x 3m, mas mesmo assim, você ainda pode usar móveis grandes desde que seja em pequenas quantidades. Não quer trocar a sua cama extra-grande? Então corte nas outras peças de mobiliário como no roupeiro ou nas grandes mesas de cabeceira. Assim, a sua bela cama vai ser tornar o destaque de toda a divisão.
Mito 2: Use apenas cores neutras em divisões pequenas.
É um facto de que paredes brancas vão fazer com que um pequeno quarto pareça maior, mas você não precisa de se limitar apenas a cores neutras. O quarto da foto tem paredes cor de areia mas também tem a parede da cabeceira da cama pintada com motivos artísticos. As almofadas de várias cores trazem vida ao quarto e não o tornam mais pequeno no processo.
Mito 3: Espaços pequenos parecem sempre desarrumados
Não precisa de se livrar de todas as suas coisas só porque vive num espaço pequeno. Certifique-se apenas que tem espaços de arrumação inteligentes. Na foto, vemos um pequeno banheiro com um grande armário por baixo do lavatório onde tudo pode ser arrumado. O truque aqui foi colocar portas deslizantes para que a falta de espaço não seja um problema. As prateleiras de vidro por cima da sanita são ótimas para guardar os itens de uso diário.
Mito 4: Evite padrões em divisões pequenas
Tal como o mito de usar apenas um item de destaque em cada pequena divisão, muitas pessoas têm medo de usar padrões em espaços pequenos porque pensam que a divisão vai ficar muito confusa. Na foto, pudemos ver uma sala que usa sete tipos de padrões diferentes e todos eles se misturam de uma forma coesa e harmoniosa. O truque é usar padrões com relação entre si. Neste caso, cada um dos padrões tem pelo menos uma cor semelhante à cor das paredes.
Mito 5: Defina apenas um item de destaque na divisão
Muitos decoradores aconselham que escolha um item que seja agradável à vista e que se destaque do resto quando estamos a decorar uma divisão pequena para evitar que toda a decoração se torne confusa. Não é sempre o caso. A foto acima mostra uma sala de jantar com três itens de destaque: um conjunto de penas amarelas, a lareira de pedra natural trabalhada e o candeeiro de pendentes. Apesar de cada um dos itens ser um elemento de destaque por si mesmo, todos eles funcionam muito bem em conjunto graças à cor neutra das paredes e da mesa.