CONCRETO ARMADO

Dosagem do concreto armado segue orientações de projeto que também especificam dimensão, posição e quantidade das barras de ferro
.

Todo mundo fala muito em concreto armado. Mas você sabe o que é isso? Trata-se de um dos mais importantes e usados sistemas estruturais em todo o mundo, que se diferencia do concreto “simples” por receber, em seu interior, barras de aço (ou armadura), o que aumenta a resistência de vigas, lajes e pilares aos esforços de tração, flexão e torção.

Sua mistura é composta de agregados graúdos, como brita ou seixos rolados, além dos miúdos, como a areia; cimento, água, minerais (sílica ativa, metacaulim, cinza de casca de arroz) e aditivos, como plastificantes, impermeabilizantes, aceleradores, retardadores ou incorporadores de ar também entram o traço – que pode sugerir, ainda, fibras de aço ou polipropileno e pigmentos. O engenheiro especialista em concreto da Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), Rubens Curti, afirma que os “ingredientes” escolhidos devem atender à normas técnicas para que o concreto tenha boa qualidade. A dosagem de cada um deles será a mais adequada à função estrutural do concreto armado e suas características em projeto.

A mistura deve estar homogênea, sem segregação dos materiais constituintes, e pode ser feita tanto em canteiro quanto numa usina (central de concreto). Já o lançamento do concreto pronto nas fôrmas deve ocorrer num intervalo máximo de três horas, a partir da preparação da mistura.

 

Faça seu orçamento pelo Whatsapp: 61 9148-9514
? (61) 3585-1411 / 3585-5555
QNN 09, Lotes 2/4/6, Setor N, Conjunto F G, Ceilândia – Brasília – DF