Pastilhas de vidro são sem dúvida um dos materiais mais charmosos que podemos aplicar nos ambientes. Seu colorido é capaz de dar vida a lugares como banheiros, cozinhas e onde mais forem aplicadas. Mas, quais são os cuidados que se deve ter para utilizar esse revestimento, e como compor nos ambientes? Vamos às dicas!
Primeiramente, as pastilhas são frágeis, e devem ser manuseadas com cuidado para não quebrarem. São apresentadas no mercado em placas geralmente de 30 x 30 cm, formadas por uma rede onde as peças já vem coladas, com o espaçamento necessário ao rejunte. Em diferentes formatos e tamanhos, podem serquadradas, retangulares, onduladas ou em formatos personalizados.
Quanto às marcas e modelos existe uma grande variedade, em qualidade e preço. Na Construcel você encontra modelos a partir de R$ 8,90.
O assentamento é simples, deve ser feito em paredes ou pisos (como piscinas) de superfície limpa e nivelada, de preferência sem outro revestimento por trás (quebrar o antigo antes). O formato das placas já facilita, e o rejunte deve ser feito com argamassa específica para pastilhas de vidro, disponível em várias cores.
E como compor um ambiente com as pastilhas? Preferencialmente, utilizá-las de forma que se destaquem em locais pontuais do ambiente, como painéis na cozinha, wc, ou copa, pois o uso em grandes extensões pode “cansar”, por isso é preciso cuidado para que pastilhas coloridas estejam junto amobiliário mais neutro, já as de cor única combinam bem com móveis de mesmo tom, ou parecido. Também fica muito bonita aplicada em piscinas e áreas de lazer.
Fonte: Blog da Arquiteta.